Posted On

28
junho
2019

Garantido x Caprichoso: um duelo na floresta

JOÃO GUSTAVO MELO

Uma ilha. Dois bois. Três noites. E milhares de torcedores movidos por uma paixão avassaladora. Vai começar o Festival Folclórico de Parintins, que reúne no último final de semana do mês de junho os bois-bumbás Garantido e Caprichoso. Durante o evento, os olhos do Brasil e do mundo estarão voltados para a ilha fluvial de cerca de 110.000 habitantes, localizada a 369 quilômetros da capital Manaus. Uma competição tão fascinante quanto complexa, que envolve diversos saberes técnicos e artísticos.

A escolha do boi vencedor se dá pela soma da pontuação de 21 itens, divididos em três blocos: Bloco A – Comum/Musical; Bloco B – Cênico/coreográfico; Bloco C – Artístico. Cada bloco conta com três julgadores que analisam 7 itens, que disputam notas de 8,5 a 10, podendo ser fracionadas em décimos. Nas três noites, cada associação folclórica tem entre duas horas e duas horas e meia de apresentação. Para cada minuto fora dos limites do tempo mínimo e máximo, é prevista a perda de um décimo.

DUELO – O fato de serem apenas dois bois torna a disputa ainda mais acirrada, já que cada item compete diretamente com o do boi contrário durante as noites de apresentação. Divulgadas as notas, o item vencedor ostenta por um ano o triunfo sobre o seu contrário, embora haja a possibilidade de empate no total de pontos de itens individualmente. Ser a melhor cunhã-poranga, ter a galera que mais pontuou ou o ritual que mais agradou aos jurados é uma motivação que leva cada item a surpreender na arena.

Confira os itens que fazem parte do julgamento do Festival Folclórico de Parintins.

BLOCO A – COMUM/MUSICAL

Apresentador – Item 1
Levantador de Toadas – Item 2
Marujada ou Batucada – Item 3
Amo do Boi – Item 6
Toada Letra e Música* – Item 11
*Apesar de tocar várias toadas durante a apresentações, apenas UMA é julgada nesse item. O apresentador anuncia para o jurado avaliá-la enquanto é executada na arena.
Galera – Item 19
Organização e Conjunto Folclórico – Item 21

BLOCO B – CÊNICO/COREOGRÁFICO

Porta Estandarte – Item 5
Sinhazinha da Fazenda – Item 7
Rainha do Folclore – Item 8
Cunhã-Poranga – Item 9
Boi-Bumbá (Evolução) – Item 10
Pajé – Item 12
Coreografia – Item 2

BLOCO C – ARTÍSTICO

Ritual Indígena – Item 4
Tribos Indígenas – Item 13
Tuxauas – Item 14
Figuras Típicas Regionais – Item 15
Alegorias – Item 16
Lenda Amazônica – Item 17
Vaqueirada – Item 18

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada