Posted On

27
junho
2019

Lider yanomami Davi Kopenawa participará da 1a noite do Caprichoso

JOÃO GUSTAVO MELO

Xamã, líder político, pensador e ativista. Davi Kopenawa é um dos grandes nomes da luta pela demarcação das terras indígenas e pela preservação da cultura dos povos originários do Brasil. Ao participar pela primeira vez do Festival Folclórico de Parintins, Kopenawa se disse entusiasmado com o convite para fazer parte do ritual “Yanomami, a Cura da Terra”, no encerramento da primeira noite do Boi Caprichoso, que traz o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”. “Estamos aqui pela luta pelo nosso direito à terra, à saúde, à língua Yanomami. A mãe terra é muito generosa. Eu tô muito emocionado”, disse. 

Antes da coletiva de imprensa, ocasião em que foi revelado todo o projeto para a disputa pelo tricampeonato, Kopenawa esteve no galpão de alegorias do Caprichoso e conferiu de perto os últimos ajustes do trabalho dos artistas que há três meses estão preparando, segundo o presidente do Conselho de Arte do Boi, Ericky Nakanome, “a apresentação mais grandiosa da história do Caprichoso”.

REFERÊNCIA: Ao lado do etnógrafo francês Bruce Albert, Kopenawa escreveu “A Queda do Céu”, um importante manifesto pela preservação da Amazônia na visão do xamã. Não é a primeira vez que a visão de Kopenawa sobre a destruição da natureza e dos costumes indígenas é retratada na arena. Em 2012, o boi Garantido apresentou o ritual “Apocalipto Xamânico”. Em 2018, o ritual “Apocalipse Xamânico Yanomami”, do artista Kennedy Prata, foi encenado na arena. A pouco mais de 48 horas do início do festival, o módulo central da alegoria pegou fogo, mas foi parcialmente reconstruído por meio do empenho dos profissionais que trabalharam no galpão do Boi Caprichoso.

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada