Até breve, Sapucaí!

ANDERSON BALTAR

Sexta-feira de Carnaval. A rigor, este dia não existe no calendário oficial. Na vida real de quem ama a folia, é dia – e muito dia de folia. Se tudo estivesse dentro da normalidade, estaríamos, nesse momento, dando início à nossa deliciosa maratona de noites insones, ansiedade, alegria, desvario, sonhos, risos e choros.

Passei pela Sapucaí no ínicio desta tarde a caminho de um compromisso – um dos raros a que me permito a ter na rua nestes tempos de pandemia. No banco traseiro do Uber, vejo que o GPS indica o caminho do carro por aquele trecho onde moro durante os dias de folia: exatamente em frente ao Setor 1, de onde, há 10 anos, realizo o meu sonho de menino de transmitir o Carnaval por rádio. O carro vira a esquina, que tão carinhosamente chamamos de “joelho” e para no sinal de trânsito, bem em frente ao primeiro recuo da bateria. Me segurando para não chorar, coloco o celular para fora e faço a foto que ilustra este texto.

O sinal abre, a garganta seca, o peito aperta. Respiro fundo e sigo meu caminho. Posto a foto nas minhas redes sociais e entro numa viagem por momentos que a sexta-feira de Carnaval me proporcionou ao longo dos meus 45 anos de vida. De cara, me veio à mente a energia diferente que a gente sente no ar, assim que abrimos os olhos em todas as sextas-feiras de Carnaval. Viajo até minha infância e me lembro de, aos 8 anos de idade, estar no meu quarto em um apartamento da Ilha do Governador vendo a inauguração do Sambódromo pela TV por horas a fio – até onde o sono suportou – com o desfile do então Grupo 1B pela saudosa TV Manchete.

Por alguns anos, sexta-feira de Carnaval era também sinônimo de estresse. Tudo por conta dos intermináveis engarrafamentos para a Região dos Lagos, destino que meu pai sempre escolhia para “fugir”da folia. Emburrado nos congestionamentos que duravam seis horas, entre garrafas d´água e mariolas, o menino sonhava com o dia em que a Sapucaí seria o seu refúgio, o seu local de felicidade.

Esse dia chegou. E, a partir daí a sexta-feira virou o dia do sufoco. Dia de ajeitar os últimos detalhes da bolsa térmica para levar pra arquibancada ou frisa. Dia de pegar camisa no barracão. Dia de acompanhar a saída de carros alegóricos, nos saudosos tempos de assessor da União da Ilha. Dia de acompanhar as escolas mirins e de repassar detalhes das transmissões de TV. Dia de abrir as transmissões da Rádio Arquibancada e sentir, todo ano, aquele frio na barriga em ver a Sapucaí lotada. Nos últimos dois anos, dia de acordar cedo e pegar um avião para cobrir os desfiles no Anhembi, num novo doce desafio que a carreira me trouxe.

Esta sexta-feira que vivemos é esquisita demais. Não tem carro alegórico na Presidente Vargas, não tem chuva de papel picado caindo dos prédios comerciais, não tem gente bebendo nos botecos com adereços e chapéus, realizando o melhor “sextou” do ano. A cidade está esquisita. Foi o que senti quando peguei o Uber da volta. Os bares tentam manter a animação tocando sambas e marchinhas. As pessoas conversam, bebem, flertam. Mas muita coisa está fora do lugar.

Que esta sexta-feira que vivemos seja única em sua tristeza e vazio. Isso tudo vai passar. No dia 26 de fevereiro de 2022 temos um encontro marcado. Até breve, Sapucaí!

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada