Posted On

17
abril
2018

Dona Ivone Lara falece aos 97 anos

O Mundo do Samba chora a morte da cantora e compositora Dona Ivone Lara. Ela faleceu, aos 97 anos, na noite desta segunda-feira (16),  por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. A baluarte imperiana estava internada desde sexta-feira (13),  no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A sambista, que havia comemorado aniversário na sexta-feira, estava anêmica e necessitava de doações de sangue.

Oriunda de Botafogo, ainda jovem, Dona Ivone foi morar em Madureira, onde acompanhou de perto a fundação do Império Serrano. Baiana da escola, rompeu barreiras ao se tornar a primeira compositora de samba-enredo da história. Em 1965, compôs ao lado de Silas de Oliveira e Bacalhau, “Os Cinco Bailes da História do Rio”, até hoje tido como um dos maiores sambas-enredos da história. No Império ainda foi o destaque principal do desfile “Mãe, baiana, mãe”, em 1983 e enredo no Carnaval de 2012.

Ao longo de quatro décadas lançando discos, tornou-se uma das sambistas de maior respeito do público e crítica. Composições ao lado de Délcio Carvalho, Jorge Aragão, Martinho da Vila e outros sambistas, tornaram-se grandes sucessos, como “Acreditar”, “Enredo do Meu Samba”, “Alguém me avisou” e “Sonho Meu”.

 

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada