Conheça o enredo do Leão de Nova Iguaçu

Apresentação do enredo1Durante a feijoada do último domingo, dia 12, o Leão realizou o anuncio oficial do enredo que levará para a avenida em 2017. Carregada de axé e de muita vibração positiva, a escola apresenta o ‘llê Axé Opô Afonjá — O Rei está na terra’ assinado pelo carnavalesco Cid Carvalho. O enredo é uma grande homenagem aos 130 anos do Ilê Axé Opó Afonjá – Casa de Candomblé da nação Ketu, uma das mais antiga do Rio de Janeiro, assentada inicialmente na Pedra do Sal, e, posteriormente transferida para o município de São João de Meriti, onde funciona atualmente. O terreiro é dirigido pela ialorixá Mãe Regina Lúcia de Yemanjá, que promete ser agraciada com uma emocionante homenagem. .

Além disso, a energia de Xangô se fará presente na avenida. ‘O Rei está na Terra’, nada mais é do que a tradução de Kaô Kabecilê – saudação ao orixá nos terreiros de Candomblé. “O enredo é um resultado de uma série de fatores. Diria que os dois motivos principais que nos fizeram chegar ao tema são: a vontade da própria comunidade de ter um enredo com temática africana e, a própria vontade do presidente Bira de desenvolver um carnaval que tivesse Xangô como centro. Uma série de pesquisas foram feitas e chegamos ao aniversário de 130 anos do Ilê Axé Opó Afonjá,” explica o carnavalesco Cid Carvalho. A agremiação iguaçuana retratará esse marco cultural com muita força e promete um desfile glorioso, pois, trata-se de uma história de resistência e de muitas glórias.

Assim como em 2016, o Leão partirá pela disputa de uma vaga na série A com bastante força e entusiasmo. Neste carnaval a escola conquistou a 3ª colocação no grupo B e manterá o mesmo nível de profissionalismo. Dando um panorama do que está por vir em 2017, pode-se esperar fantasias leves que possibilitem uma evolução tranquila dos componentes, além de desenvolver uma linguagem forte, já que o enredo é extremamente favorável a isso. “Acredito na força dos temas que retratam a cultura africana e na força dos sambas enredo que nascem a partir desses temas. São temas que o povo se identifica, a comunidade se identifica, e, naturalmente o resultado só pode ser positivo,” aposta Cid. No carnaval 2017, a agremiação iguaçuana será a oitava escola a desfilar pelo grupo B, na Estrada Intendente Magalhães.

Sobre o GRES Leão de Nova Iguaçu:

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu é presidido por Oberdan Rodrigues (Bira) com sede na Rua Mário José da Fraga, 41, Santa Eugênia, Nova Iguaçu – RJ. Foi fundada em 15/11/1968, tem como símbolo um Leão e carrega em seu manto as cores Amarelo, Vermelho e Branco. A sede de seu barracão fica na Rua Carlos Xavier, 197, Campinho, Rio de Janeiro.

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada