Sambistas incentivam a doação de sangue

IMG_1970 (1)Tendo como objetivo de atrair novos doadores e incentivar os já existentes, o grupo de mestres-salas e portas-bandeiras, assessorado pelo professor e coreógrafo João Paulo Machado, iniciaram no inicio da semana a Campanha para doação de sangue em parceria com a Hemorio.
Com o slogan “Sambista sangue bom”, a campanha tem sido feita por telefone, via internet, nas redes sociais.
Segundo os organizadores da campanha, coreógrafo João Paulo Machado, o fisioterapeuta, Flavio Coutinho e o mestre-sala, Douglas Valle, a ação tem data de início, mas acontecerá durante todo ano, pois não é só em um período do ano que os doentes necessitam de sangue. O pontapé inicial foi dia 3 de abril, mas todos os dias milhares de pessoas necessitam da doação de sangue. Por isso o desafio maior será motivar novos doadores diariamente.
Os doadores deverão comparecer na Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro. E ter entre 18 e 60 anos, mais de 50 quilos e estarem em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores a doação, não pode fumar e nem estar em jejum. É imprescindível levar documento de identidade com foto.
Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, e pessoas de 60 a 69 anos, se já tiverem doado antes de 60. Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentado não podem doar sangue.
– É importante lembrar que sangue só dá em gente, por isso é fundamental para sobrevivência do ser humano. Iniciativas como essa nos ajudam a diminuir a nossa carência.
Essas pequenas ações nos deixam felizes, pois enquanto equipe técnica geralmente só conseguimos sensibilizar poucas pessoas, mas quando um grupo se une consegue trazer mais gente. Uma coisa que muita gente não sabe é que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
As pessoas tem que se conscientizarem da importância da doação de sangue para salvar outras vidas, pois as transfusões acontecem a todo o momento e ninguém sabe o dia de amanhã.
Quero parabenizar ao grupo de sambistas por estar nos ajudando nessa missão doando e trazendo seus familiares e amigos nesta ação – declarou Ingrid de Assis Cabral, Assistente Social do setor de promoção de Doação de Sangue da Hemorio.
Estiveram presentes no primeiro dia de campanha aproximadamente 50 doadores e representantes das escolas de samba São Clemente, Unidos do Viradouro, Império Serrano, Porto da Pedra, Arame de Ricardo, Magnólia de Niterói, Folia da Viradouro e Império Ricardense.

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada