Gonzaguinha deverá ser enredo da Estácio

FRED SOARES

bandeiraestacioMais um enredo está prestes a ser anunciado por uma escola que desfilará na Sapucaí em 2017: a vida e obra de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, ou simplesmente Gonzaguinha. A escola é a Estácio de Sá e o lançamento deve ser no próximo dia 3 de abril.

A escola confirmou ser essa uma das possibilidades de tema para o próximo carnaval, e informou que a decisão será tomada pelo presidente Leziário Nascimento.

Gonzaguinha foi criado no Morro de São Carlos, reduto-base da escola. O cantor e compositor foi dos mais influentes da música popular brasileira nos anos 70 e início dos 80. Suas canções carregadas de mensagem o puseram na condição de um dos mais observados pela Censura Federal. Foi um dos líderes do Movimento Artístico Universitário (MAU), do qual também fizeram parte Ivan Lins e Aldir Blanc.

Com o começo da abertura política no Brasil, em fins dos anos 70, mudou o discurso de suas músicas, que também caíram no gosto do público. Dessa leva, pontuaram “Grito de Alerta”, “Explode Coração” e “O que é o que é”. Foi gravado por grandes intérpretes como Maria Bethânia, Simone e Elis Regina.

Depois de ter feito as pazes com o pai, com quem permaneceu brigado por muitos anos, morreu em um acidente de carro em abril de 1991.

Veja Também

Artigos Relacionados

Categorias

Navegue por Assunto

Recentes

As Últimas da Arquibancada